Apoio ao pequeno empresário: MaisMei lança marketplace de serviços e fecha parceria com a Simplic para empréstimo pessoal
Iniciativa facilita o acesso ao crédito concentrando em um só lugar ofertas de crédito personalizadas para o empresário
Os microempreendedores individuais ganharam mais uma ferramenta para conseguir ajuda financeira para seus negócios, um dos aspectos mais difíceis de abrir uma empresa. A MaisMei, plataforma gratuita que auxilia o MEI na resolução de burocracias profissionais, lançou um marketplace de serviços onde oferece um programa de empréstimos.
Esta plataforma vem ao encontro de uma demanda crescente no Brasil, que registrou entre 2020 e 2022 a criação de 5,2 milhões de novos MEI, segundo o Portal do Empreendedor: 84% dos empresários encontram dificuldades para obter um novo crédito ou financiamento em 2022, enquanto estes eram 63% em 2020 segundo a pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil” do Sebrae. Uma das maiores reclamações é a burocracia para acesso ao crédito.
Na MaisMei a transação é feita por meio de um hub de parceiros terceirizados, possibilitando ao empresário visualizar um panorama diversificado de opções e escolher a modalidade que mais estiver de acordo com a saúde financeira do seu negócio. Simplificando o processo e direcionando as ofertas disponíveis de forma mais personalizada.
A Simplic, primeira plataforma brasileira especializada em empréstimos 100% online, entra como parceira da solução, oferecendo oportunidades de empréstimos diferenciadas às microempresas. Além do sistema de aprovação baseado nas tradicionais consultas ao SPC e Serasa, o hub utiliza outras formas de análise, possibilitando até empréstimos para negativados e facilidades na quitação desse auxílio.
“Buscamos fazer uma análise de crédito diferenciada, o que facilita a aprovação e nos permite atender quem normalmente não obteria recursos em instituições convencionais, como negativados e trabalhadores informais. Nosso objetivo é ampliar o acesso ao crédito seguro no país e fazer isso de um jeito inovador, sem sair de casa”, explica o diretor-executivo da Simplic, Rogério Cardozo.
Os usuários da MaisMei podem iniciar a solicitação de empréstimo na própria plataforma e receber ofertas da Simplic compatíveis com o seu perfil e necessidades do negócio. "Se o empresário se interessar pela oferta, com poucos cliques é redirecionado para o site da Simplic, onde pode finalizar o pedido com a segurança, simplicidade e agilidade, características pelas quais já somos reconhecidos no mercado", conclui Rogério.
Sobre a Simplic
Lançada em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações.
Sobre MaisMei
Fundado em 2020, o MaisMei é uma plataforma que auxilia o Microempreendedor Individual na resolução de burocracias do negócio, como abertura do MEI, pagamento da Guia DAS, Declaração Anual de Faturamento, cartão CNPJ, entre outros. Além disso, oferece diversos serviços em parceria com instituições financeiras. Com dois anos de operação, o MaisMei já alcançou a marca de 1 milhão de usuários.
Começando o ano a todo o vapor, onze empresas estão com seus processos seletivos em aberto; há vagas presenciais, remotas e híbridas
As empresas Gaudium, FCamara, keeggo, VarejOnline, Nexaas, Telavita, Aarin, Up Brasil, Dito e Yampi estão com vagas de emprego, estágio e trainee abertas para aqueles que desejam iniciar o ano de 2023 em um novo trabalho. Há vagas nas áreas de inovação, tecnologia, e-commerce, varejo e saúde digital, para regimes remoto, híbrido e presencial. Veja, a seguir, detalhes das empresas e como se candidatar às vagas.
Aarin
A Aarin, primeiro hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance do país, está com mais de 10 vagas abertas em diversas áreas, todas elas no sistema remoto ou híbrido. As oportunidades são para os cargos de Desenvolvedor Back Sênior, Arquiteto Especialista, Closer Especialista em BaaS e Gateway de pagamento, Law Assistant, Compliance Junior, entre outras. Para saber como se candidatar ou ter mais informações sobre as vagas, acesse este link.
Dito
A Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel, está com vagas abertas para os cargos de Pessoa Desenvolvedora Back End, Analista de Sucesso do Cliente Sênior, Gerente Comercial, Sales Development Representative (SDR), além do banco de talentos focado em mulheres na tecnologia, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+ e pessoas negras. Para se candidatar, basta o candidato acessar este link.
FCamara
A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que há 15 anos potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente. A empresa está com 35 vagas disponíveis, presenciais e remotas, no Brasil e na Europa, para cargos como Designer de Produto, Gerente de Projeto, Desenvolvedor(a) Back end, Designer UX Pleno e QA Automação Sênior. Saiba mais aqui.
Gaudium
A Gaudium, empresa de tecnologia focada nos mercados de mobilidade e logística, localizada na cidade do Rio de Janeiro, foi eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work. A companhia conta com vagas em aberto para a área de vendas, além de oportunidades de estágio nos setores administrativo e de customer success. Para mais informações, basta acessar o link.
keeggo
A keeggo atua em toda a cadeia de valor dos clientes, com soluções de tecnologia nas áreas de cibersegurança, desenvolvimento, qualidade de software e performance de aplicações, auxiliando empresas e startups em suas iniciativas de transformação digital. A empresa também está com processo seletivo aberto para cargos como Analista de Automação e Especialista em Métricas. Confira essas e outras vagas aqui.
Nexaas
Retail tech especialista em inovação para o varejo, a Nexaas está com vagas abertas para o modelo remoto e outras para o modelo híbrido em São Paulo, para as seguintes posições: Product Owner SR, UX/UI Designer PL, Tech Lead, Desenvolvedor Ruby, Desenvolvedor .NET, além do Banco de Talentos, onde recebem candidaturas para todas as áreas e cargos . As vagas contemplam benefícios como day off no dia do aniversário, assistência médica, cartão flexível para refeição e alimentação, entre outros. Para se candidatar, acesse o link.
Solistica
A Solistica, empresa do Grupo FEMSA e um operador logístico integral da América Latina com soluções 3PL, está com mais de 50 oportunidades de emprego abertas pelo Brasil neste início de 2023. A empresa está em busca de profissionais nas áreas de motorista, auxiliar de customer service, analista comercial Jr., ajudante de transporte, consultor de negócios, analista administrativo e várias outras. Para saber mais sobre as vagas e como se inscrever, acesse este link.
Telavita
A Telavita, clínica digital de saúde mental, está com uma vaga aberta para o cargo de Tech Manager. O formato de trabalho é remoto, sendo necessário uma sólida experiência com pelo menos uma das principais linguagens de programação utilizadas nos sistemas da empresa – Python ou JavaScript. Para saber mais sobre a oportunidade ou se candidatar, acesse este link.
Uello
A Uello, empresa de tecnologia e logística que atua desde 2017 com foco em entregas inteligentes, conta com algumas vagas e banco de talentos aberto para oportunidades. Entre elas, estão cargos para Analista de Dados PL, Business Analyst Intern, Desenvolvedor Backend PL/JR, QA PL, Tech Lead e Product Owner. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.
Up Brasil
A Up Brasil, multinacional de benefícios corporativos presente em 19 países que atua no modelo de cooperativa com foco regional, também está com vagas abertas para os estados de São Paulo e Minas Gerais. Entre as oportunidades oferecidas estão cargos de Assistente Administrativo, Analista de Tesouraria Sr., Analista de Suporte Jr., Especialista em Remuneração e Benefícios, entre outras. Mais informações sobre as vagas e para se candidatar, basta acessar este link.
VarejOnline
A VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda, está com vagas abertas em seu time em três áreas: onboarding, relacionamento e treinamento. As vagas são todas no modelo CLT, remotas e das 9h às 18h. Para mais informações basta contatar o e-mail vagas@varejonline.com.br.
Yampi
A Yampi, empresa focada em produtos digitais para o e-commerce, está com vagas abertas para os cargos de Copywriter (afirmativa para pessoas Trans), Team Lead (afirmativa para mulheres), Business Development Representative Senior, Motion
Designer/Editor II, e Analista de Performance/Mídia Paga Pleno, além do Banco de Talentos. A iniciativa integra ações afirmativas que a empresa vem tomando para tornar seu quadro de colaboradores mais diverso e representativo. As vagas são para trabalho remoto, no modelo CLT, e contemplam benefícios como Gympass e vale-refeição. Para se inscrever, acesse a
página de carreiras da Yampi.
5 brasileiras que mudaram de vida com empreendedorismo e iniciativas digitais
Comemorando o mês das mulheres, listamos cinco empresárias brasileiras que construíram empresas de sucesso!
A diferença salarial, a violência e até mesmo a falta de representatividade é algo que, infelizmente, está presente na sociedade mesmo após tantos anos de luta por igualdade de gênero. Historicamente, o poder (quase) sempre foi associado ao papel dos homens, e mesmo 90 anos depois de conquistar o acesso ao voto, a mulher brasileira segue lutando por direitos iguais. Mas hoje, temos a felicidade em dizer que cargos e posições sociais cada vez mais passam a ser ocupados por elas! Se por um lado, governos e culturas com filosofias ultrapassadas ainda tem voz, por outro, diversas mulheres tomam a frente de ações que fazem sim a diferença, mesmo que dentro do seu próprio ramo de atuação. Pensando no mês que celebramos o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, listamos cinco mulheres à frente de empresas que são destaque em diversas áreas para você se inspirar!
Bruna Tavares:
A vida de blogueira era um hobbie que Bruna conciliava com a rotina de jornalista de redação. Em 2011, ela viu tudo mudar em sua vida após ser chamada pela Tracta para lançar uma linha de batons ao lado de outras 12 blogueiras. Atualmente com a sua marca de cosméticos que leva o seu nome, Bruna Tavares, ela conseguiu atrair a atenção do mundo virtual. O motivo de tal mobilização é muito simples e não demandou fórmulas místicas ou futuristas capazes de revolucionar o conceito de beleza. Na realidade, tudo girou em torno do fato de esta ser a maior cartela de cores de bases do mercado nacional. Sua linha de bases conta com 30 cores e cinco classificações de acordo com subtons. Tudo para que o produto se encaixe perfeitamente no perfil dos consumidores, como uma segunda pele. Atualmente sua marca de beleza fatura milhões por ano.
Camila Coutinho:
Com mais de 14 anos de carreira, Camila foi e continua sendo a pioneira na escalada da influência digital no Brasil, abrindo novos territórios da criação de conteúdo e transformando o mercado de comunicação e marketing para marcas e comunidades. Criou o blog Garotas Estúpidas em 2006, e hoje possui uma plataforma de conteúdo que conta com mais de 1,2M de seguidores. Em 2020, fundou a GE Beauty, sua própria marca de produtos de beleza. Em 2017, entrou para a lista das 500 pessoas mais influentes do mundo da moda do site britânico Business of Fashion e em 2018, lançou seu primeiro livro. Foi eleita em 2020 uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes e uma das mulheres brasileiras mais influentes atualmente pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
Maria Claudia Martins:
Psicóloga e MBA em Gestão de pessoas, Maria Claudia é uma importante personalidade na ressignificação do mercado de recrutamento de pessoas para empresas e indústrias no Brasil, além de ser responsável por estruturar centenas de empresas a se adaptarem à modalidade de trabalho a distância devido à pandemia de coronavírus que se iniciou em 2020. Atualmente, como CEO do grupo Imediatta, empresa líder no mercado nacional, ela é vista como uma especialista em produtividade e liderança, sendo a cabeça de uma equipe de confiança dos principais líderes de empresas e indústrias no Brasil. Foi listada pelo Jornal de Brasília como uma das 18 pessoas mais importantes da tecnologia do Brasil em 2021 por sua contribuição na implementação do sistema de Home Office em grandes indústrias nacionais.
Carol Martineli:
A empreendedora é CEO da empresa que alcançou a marca de 80 franquias no Brasil e faz sucesso no Brasil vendendo coxinhas no copo. A grande empresa saiu de uma pequena lanchone em Andradadas - MG e se tornou uma rede de franquia consolidada. Com a iminente vinda da pandemia e, consequentemente, com as restrições que o lockdown iria promover, Carol Martinelli viu na crise uma grande oportunidade para alavancar ainda mais o seu negócio, já que mesmo antes da pandemia já investia em vendas pelos apps, o que fez com que mesmo antes da pandemia, a marca Carol Coxinhas já estivesse muito bem posicionada no mercado de delivery. Carol Martineli é considerada uma das mulheres que comandam o mercado de Franchising no Brasil. Além da Carol Coxinhas ela também possui as marcas Chicken Yeah e Pró Açaí. Entre as especialidades da empresária está transformar produtos comuns em marcas diferenciadas e escaláveis através de franquias
Monique Evelle:
Empresária, jornalista e ativista, Monique deu início à sua jornada como empreendedora com a criação do ‘Desabafo Social’, laboratório de tecnologias sociais, aos 16 anos. Hoje, fundadora da Inventivos, plataforma de formação de empreendedores, Monique foi reconhecida pela Forbes como "30 under 30", Linkedin Top Voices, está entre os 50 profissionais mais criativos do Brasil pela Revista Wired e é autora do livro "Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo". Junto com o Nubank, o maior banco digital independente do mundo, está liderando a criação do NuLab Salvador, hub de tecnologia e experiência do cliente, e o Fundo de Investimentos para startups lideradas por empreendedores negros. Evelle é Alumni do International Visitor Leadership Program (IVLP), o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos EUA e conselheira do Programa VOA, da Ambev. Atuando como Consultora de Inovação e Criatividade desenvolveu soluções para grandes empresas como Natura, Google, UOL, Banco Votoratim, Olympikus, Ambev e outras.
Agilean faz webinar sobre mulheres que inovam
na engenharia
As convidadas promovem uma discussão sobre BIM, Lean Construction e as diversas possibilidades de inovação na engenharia
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 17h30, a plataforma de gestão para obras Agilean promove um webinar especial sobre a influência das mulheres como catalisadoras da inovação na engenharia civil.
As convidadas Juliana Quinderé, COO da Agilean, e Natacha Sauer, consultora BIM e Lean, promovem uma discussão sobre como utilizar de forma estratégica e integrada o BIM (Modelagem de Informação da Construção) e a metodologia Lean, além dos motivos que fazem esse uso conjunto ser destaque entre as diversas possibilidades de inovação na engenharia. No evento serão apresentados caminhos para implantação e cases práticos de algumas empresas que já estão obtendo resultados como ganhos de produtividade e redução dos custos de produção.
O evento é online e gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/novoeventoonline.
Sobre a Agilean
https://agilean.com.br/
Plataforma de gestão para obras, a Agilean é a única do Brasil a fazer a integração entre BIM e Lean Construction. Com mais de 6 milhões de metros quadrados digitalizados em todo o país, promove uma gestão com excelência, alta produtividade e digitalização dos processos na construção civil. Trazendo ganhos expressivos como reduções de até 10% do custo de produção das obras.
Por meio de uma plataforma acessível e intuitiva, todas as informações relacionadas ao planejamento e controle das obras estão disponíveis em tempo real, levando agilidade e assertividade para a tomada de decisão dos gestores de construtoras e incorporadoras.
A Agilean permite uma digitalização de ponta a ponta do dia a dia das obras, indo desde o planejamento até o recebimento das atividades no canteiro. Além de viabilizar grandes otimizações no prazo, custo e qualidade das obras, a tecnologia da plataforma reduz em até 60% o tempo gasto com atividades operacionais necessárias para a gestão das construtoras e incorporadoras.
Médica do Hetrin traz dicas para saúde da mulher
Profissional destaca importância de rotina saudável e acompanhamento médico anual
No mês dedicado às mulheres, a médica clínica geral Raquel Zorzetti de Sousa Pacheco, do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), destaca algumas orientações importantes relacionadas aos cuidados essenciais da saúde feminina que devem ser realizados diariamente e mantidos para uma melhor qualidade de vida. "O bem-estar da mulher é o resultado da atenção dada ao corpo, mente e alma. Criar uma rotina saudável com atividades físicas, leitura, dança e uma alimentação rica em nutrientes é fundamental.
O melhor meio para ter uma vida saudável é a prevenção. Ao longo dos anos as mulheres passam por várias mudanças físicas, emocionais e hormonais, o que exige um acompanhamento médico anual em todos esses processos. Manter exames de rotina para monitoramento como o autoexame das mamas, manchas de sol e pintinhas ajudam a detectar doenças como o câncer.
Raquel reforça que, para identificar mudanças no corpo e mente, é preciso que a mulher conheça a si mesma e fique atenta aos sinais físicos e comportamentais, identificando assim qualquer ação anormal que necessite de maiores cuidados.
“Nódulos na região das mamas, axilas e pescoço; sensação de desânimo, cansaço e indisposição sem motivo aparente; sangramento uterino fora do período menstrual ou após na menopausa; corrimento vaginal são exemplos de que algo não vai bem com o organismo”, explica Raquel. Segundo a médica, é fundamental também cuidar de fatores emocionais.
Dia da Mulher
Mo dia 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data comemorativa foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. Símbolo da reivindicação histórica das mulheres para terem suas condições trabalhistas equiparadas as dos homens, simboliza hoje também a luta das mulheres contra o machismo e a violência.
A diretora da unidade, Vânia Fernandes, reafirma ainda mais a importância de incentivar a saúde da mulher nesse período. “Esse mês é muito importante para nós, não à toa que a campanha Março Lilás, que conscientiza a população sobre o câncer de colo uterino, foi elaborada para incentivar o autocuidado. Temos que nos manter atentas e buscar auxílio médico em qualquer sinal”, afirma.
“Aqui no Hetrin, 72,8% de nossos colaboradores são mulheres e nos preocupamos muito com a qualidade de vida e o bem-estar de cada uma delas. Por isso constantemente realizamos ações e campanhas de conscientização para incentivar o autoconhecimento e o autocuidado ”, finaliza.
Paulo Sergio João
O Direito do Trabalho sempre é levado a socorrer situações novas, muitas vezes imprevisíveis, como por exemplo a que vivemos nos tempos atuais com o trabalho prestado por meio de aplicativos, chamada relação de trabalho por subordinação a algoritmo. Entretanto, no passado, a legislação trabalhista, impulsionada pelos fatos, foi obrigada a dar função de estatuto jurídico à permanência de trabalhadores em trabalhos de curta duração, destinados ao atendimento de demanda especial, sem perspectiva de continuidade.
Este modelo de trabalho, pode ser comum a qualquer empresa que percebe sua rotina alterada por emergência de entrega de trabalho ou para substituir algum empregado que se afasta por motivos previstos em lei ou por liberalidade do empregador como é o caso de férias ou licença não remunerada. Estas situações passaram a ser regulamentadas pela Lei nº 6.019/74 que sofreu alterações pela Lei nº 13.429/17.
A fim de evitar a contratação de trabalhadores diretamente pelas empresas, a citada lei criou a figura da empresa de trabalho temporário, que autorizada pelo Ministério do Trabalho. Portanto, a base jurídica da relação que se estabelece entre fornecedora de mão-de-obra, empresa tomadora e trabalhador é o trabalho temporário. Não fosse assim, a continuidade implicaria vínculo direto com o tomador, pois ausentes os elementos essenciais da natureza jurídica do trabalho temporário.
Considerando que o Direito do Trabalho tem por hábito tratar de vínculo de emprego, na prática foram adotadas expressões absolutamente equivocadas, como "empregado temporário", "contrato de prestação de serviços" ao se referir à fornecedora de mão-de-obra com igualdade à empresa de serviços terceirizados. O trabalhador não pode ser empregado porque não deveriam estar presentes a pessoalidade na contratação nem a continuidade de trabalho; a empresa fornecedora de mão-de-obra, não tem gestão na empresa tomadora do trabalho prestado pelos trabalhadores encaminhados, que ficam à disposição do tomador.
Na mesma toada, confundem-se os direitos exclusivos do vínculo de emprego com aqueles que foram estendidos aos trabalhadores inseridos em trabalho temporário.
E, assim, durante bom tempo a jurisprudência trabalhista, por extensão e por confusão com contrato de trabalho por prazo determinado, reconhecia aos trabalhadores acidentados a garantia de emprego ou à gestante a estabilidade como se empregados fossem. A confusão é natural porque exalta-se o caráter protetivo da lei ao trabalhador e a tendência protecionista da Justiça do Trabalho. Todavia, o fundamento jurídico e fático não se ajusta ao trabalho de natureza temporária.
Pesquisando no sítio do TST, encontra-se notícia publicada em 2/9/2021, de decisão da 4ª Turma, com a seguinte manchete "Fim de contrato temporário impede trabalhadora de ter estabilidade destinada às gestantes".
E informa a notícia que, segundo os ministros, "o contrato de trabalho temporário, com prazo certo para ser encerrado, foi cumprido integralmente, e a estabilidade da gestante só ocorre quando há dispensa arbitrária ou sem justa causa".
Ao verificar o acórdão constata-se a seguinte fundamentação:
"No entanto, o Tribunal Pleno desta Corte, no julgamento do IAC-5639-31.2013.5.12.0051, fixou tese jurídica no sentido de que 'é inaplicável ao regime de trabalho temporário, disciplinado pela Lei nº 6.019/74, a garantia de estabilidade provisória à empregada gestante, prevista no art. 10, II, b, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias'".
E depois, com todo respeito, traz fundamentos que se afastam dos elementos julgados, trazendo o socorro da Súmula 244, que se aplica à relação de emprego e que estendeu a proteção da estabilidade gestante às empregadas mesmo quando contratadas mediante contrato de prazo determinado (item III, da Súmula).
E, depois, finaliza invocando a tese firmada pelo STF no Tema 497 da repercussão geral que está assim sintetizada:
A incidência da estabilidade prevista no artigo 10, inciso II, do ADCT, somente exige a anterioridade da gravidez à dispensa sem justa causa.
E, assim, adota tese de trabalhadora contratada como empregada mediante contrato de prazo determinado, enfrentada pelo STF e que se refere à estabilidade na hipótese de rescisão antecipada do contrato de prazo, fato que ensejaria o pagamento dos salários até o prazo previsto para término do contrato.
Em se tratando de trabalho temporário, como observado, o prazo é o da realização do trabalho sem condicionamento a prazo contratual e, deste modo as análises e fundamentos devem ser aqueles da tese do Pleno do TST, no IAC-5639-31.2013.5.12.0051, a fim de que as situações jurídicas não se confundam.
Paulo Sergio João é advogado e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Sistema Fiep divulga resultados da 5ª Edição da Bússola da Inovação
Estudo traça panorama da inovação na indústria paranaense
Estudo traça panorama da inovação na indústria paranaense (Foto: Gelson Bampi)
O projeto é atualizado a cada dois anos e, desde 2012, quando foi lançado, já beneficiou três mil empresas do Paraná. Mais de 20 mil participaram do estudo e 30 mil pessoas estiveram envolvidas nos processos de avaliação. A Bússola da Inovação visa efetivamente fortalecer o ambiente de negócios por meio da disseminação de práticas inovadoras. Para isso, gestores respondem a um questionário que define o perfil inovador da organização. Com este raio x em mãos, é possível avaliar o nível de esforços investidos pela empresa e como alcançar melhores resultados.
Com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios por meio da disseminação de práticas inovadoras, o Observatório Sistema Federação das Indústrias do Paraná divulgou nesta sexta-feira (3/3), o resultado da quinta edição da Bússola da Inovação. O estudo avaliou o nível de inovação das indústrias do estado e serve como suporte para evoluírem neste quesito que é fundamental para melhorar o ambiente de negócios, a produtividade e aumentar a competitividade das empresas. O evento está disponível no Canal da Indústria do Sistema Fiep no Youtube.
O projeto é atualizado a cada dois anos e, desde 2012, quando foi lançado, já beneficiou três mil empresas do Paraná. Mais de 20 mil participaram do estudo e 30 mil pessoas estiveram envolvidas nos processos de avaliação. A Bússola da Inovação visa efetivamente fortalecer o ambiente de negócios por meio da disseminação de práticas inovadoras. Para isso, gestores respondem a um questionário que define o perfil inovador da organização. Com este raio x em mãos, é possível avaliar o nível de esforços investidos pela empresa e como alcançar melhores resultados.
Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, este é um trabalho fundamental oferecido às indústrias do Paraná. “Os dados coletados dão suporte ao planejamento das empresas para que possam atuar de forma mais estratégica”, avalia. “Essas informações também auxiliam os empresários na busca por crédito junto a instituições financeiras mais direcionadas às suas necessidades e garantem melhorias na gestão das empresas. Todos ganham com a inovação”, destaca o presidente.
A gerente executiva do Observatório, Marília de Souza, explica que o diagnóstico da bússola é fundamental não só para empresas. “Com este resultado em mãos, nós construímos novas formas de interação para sermos mais assertivos no apoio às indústrias que desejam evoluir nesta missão de inovar”, resume.
Para quem participa, o Sistema Fiep oferece vantagens. Após realizar a autoavaliação online, os dados das empresas são convertidos em um diagnóstico completo, capaz de retratar a situação da empresa. O resultado fica salvo e, nas próximas edições, é possível comparar o grau de evolução. De quebra, elas recebem uma orientação com uma série de medidas a serem implementadas para que possam melhorar a performance.
Outro benefício é que o material coletado traz cases de sucesso entre empresas que investiram em inovação e obtiveram ganhos reais para serem compartilhados. E, por fim, a bússola também traz informações comparativas entre setores industriais, porte de empresas e região. Dessa forma, é possível avaliar quais segmentos estão evoluindo mais e quais as localidades que estão obtendo melhores resultados. As empresas participantes também são inseridas no ecossistema de inovação industrial do Paraná.
Resultados preliminares
Este ano, as empresas que mais aderiram ao estudo foram dos segmentos de tecnologia da informação, alimentos e bebidas, madeira e móveis, bens de capital, metalmecânico e confecções. A grande maioria com sede em cidades da região metropolitana de Curitiba ou próximas a Londrina e Maringá. São avaliados na pesquisa critérios como resultados da inovação, captação de recursos, investimentos, interação externa, ambiente interno, métodos de proteção, gestão da inovação, informação e conhecimento sobre inovação.
A quinta edição traz importantes indicadores com relação à relevância da inovação diante do cenário pandêmico enfrentado pelas indústrias. Entre os principais destaques estão os resultados de inovação, interação externa e ambiente interno. Na interação externa houve um acréscimo de 7% na interação com fornecedores, empresas de consultoria e concorrentes. Já com os clientes e consumidores, houve um aumento percentual de 14%, na comparação com a edição anterior. Também foi registrado crescimento de 4% entre empresas que criaram produtos novos e melhoraram significativamente o processo produtivo. Além de alta de 14% entre as que desenvolveram um novo processo de distribuição.
O ambiente interno refletiu positivamente no cenário de inovação das indústrias participantes. O intraempreendedorismo aumentou 26% na comparação com o estudo anterior. O conhecimento e o aprendizado registraram alta de 19%, enquanto o quesito liderança teve elevação de 16%.
O momento pandêmico influenciou principalmente na questão financeira. Cerca de 30% das empresas disseram que buscaram recursos externos para manter seus projetos de inovação. Em 2019, 33% haviam adotado a mesma estratégia. Os principais entraves, que ajudam a entender a redução desse percentual, foram dificuldade para elaborar projetos, ausência de editais que se enquadrassem à atividade da empresa ou falta de conhecimento. Mesmo assim, o resultado geral da dimensão de investimentos foi melhor do que na edição anterior, quando 48% das empresas afirmaram terem investido ao menos 5% de seu faturamento em projetos de inovação. Agora, o resultado chegou a 51%. “Os investimentos em inovação geram resultado. Vimos pela pesquisa que as empresas têm obtido retorno acima do capital investido”, afirma o pesquisador do Observatório, Augusto Machado.
As atividades que mais contribuíram para que a inovação ocorresse na prática dentro das organizações foram a busca de conhecimento externo, compra de máquina de equipamentos e bens de capital e treinamentos. Os três quesitos cresceram em relação ao estudo de 2019. Da mesma forma evoluíram práticas de apoio à gestão da inovação como análise de mercado, gerenciamento de projetos e networking.
Os desafios sinalizados pelos participantes da bússola para os próximos meses são relativos ao desenvolvimento de competências técnicas e relacionais, evolução na adoção de práticas e instrumentos digitais, qualificação contínua de mão de obra, monitoramento e mensuração de resultados e fortalecimento da cultura empreendedora.
Rafaella Santos reúne famosos e influencers em festa
A comemoração do seu novo empreendimento acontecerá neste domingo (06)
Para celebrar uma nova fase de sua vida Rafaella Santos reunirá amigos e familiares em um coquetel que acontecerá neste domingo, 06 de março, no Carat Restaurante & Lounge, em São Paulo. O evento anunciará oficialmente Rafaella como a nova empreendedora do mercado de suplementos e cosméticos. Ela e a sócia Vanessa Moreno comemorarão a sociedade na empresa Akiwell.
“Eu estou muito feliz em poder anunciar essa novidade em que estamos trabalhando há tantos meses. Há algum tempo venho pensando em dar um passo no sentido de criar produtos com a minha cara, meu jeito. Tive oportunidades de fazer isso antes, mas não tinha conexão com os produtos e não queria simplesmente ligar minha imagem a algo que não fizesse parte da minha vida. Foi quando conheci a Vanessa e nossos pensamentos deram ‘match’. Cada etapa do processo de cada produto, pesquisa, elaboração, embalagem, tudo tem meu DNA”, conta.
Quando o caminho de Rafaella cruzou com o da sócia Vanessa Moreno, tudo se encaixou. À frente da empresa há um ano, a CEO viu na união uma grande oportunidade. Vanessa é esposa do apresentador Marcão do Povo, embaixador da Akiwell.
“Estou super feliz em ter a Rafa como sócia e poder representar muitas mulheres jovens que estão no meio de gigantes dentro desse mercado, mas que mostram a sua competência, o seu profissionalismo, a sua criatividade e inovação. Estamos muito confiantes e tenho certeza de que estamos no caminho certo.” ressalta Vanessa Moreno.
Rafaella tem participado ativamente de cada detalhe da empresa e durante uma de suas visitas à fábrica decidiu que além dos produtos já existentes fará uma linha exclusiva com o seu nome, que em breve será lançada e divulgada.